Instalando a Steam no Linux de forma fácil em 2022
Umas das plataformas mais populares em jogos tem versão para Linux, e ao contrário que muitos acham não é nem um “bicho de sete cabeças” instalar a Steam no Linux. No tutorial de hoje vou ensinar a como fazer da forma oficial e da comunidade.
Uma curiosidade antes de começarmos, a versão de Linux da Steam é lançada no dia 14 de fevereiro de 2013 e desde então vem evoluindo a compatibilidade dos jogos feitos para Windows rodarem no Linux.
Instalando a Steam no Linux da forma oficial
A forma oficial até o momento que a Valve, dona da Steam, disponibiliza para instalar é via o empacotamente DEB (dominante nas distribuições Debian, Ubuntu e suas derivações), onde você vai até o site e baixa o arquivo e instala ele no famoso “next-next-next-finish” (só colocando a sua senha no processo). Para baixar a Steam é só seguir as etapas mostradas abaixo na figura.
Depois você ira escolher onde será salvo o arquivo, recomendo deixar na pasta Downloads mesmo para facilitar, mas fica a sua escolha a pasta que será salvo, aí é só dar dois clicks que o gerenciador de pacotes da sua distro irá fazer o resto. No meu caso estou usando o Ubuntu 22.04. LTS e ele abre o Ubuntu Software (que eu substituí pelo GDebi), e ali no lugar da “lixeirinha” vai ter a opção de instalação, e depois é só seguir as orientações das telas seguintes.
Instalando as versões da Comunidade
As versões da comunidade são compilações feitas por engenheiros ligados as tecnologias Flatpak e Snap, de uma forma “beeem resumida” para não nos alongarmos aqui, e que ainda não teve o aval ou o “selo de qualidade” da Valve para se torna uma forma oficial de download. Mas esses engenheiros estão ligados, por exemplo, a Red Hat, Canonical, Collabora e por aí vai.
O primeiro pacote que podemos mencionar aqui é o via Flatpak, se a sua distro não tem instalado recomendo ver o tutorial deles para à sua distro, e após instalado o comando para instalar e rodar respectivamente a Steam via Flatpak são:
flatpak install flathub com.valvesoftware.Steam
flatpak run com.valvesoftware.Steam
Esses comandos são necessários uma única vez, depois já dá para acessar via menu e com o ícone bonitinho e tudo mais.
O segundo e “último” pacote que podemos mencionar até o presente momento o via Snap, mantido pela Canonical, e se a sua distro não tem o snap instalado recomendo o tutorial completo feito para cada distro. A Steam versão Snap ainda está em Beta e pode ocasionar bugs, fica por sua conta e risco usar, beleza. Após instalado o snap, o comando para instalar a Steam é:
sudo snap install steam --beta
Também temos as versões compiladas pelas distros que estão nos repositórios, que podem estar ou não atualizadas, aí vai de cada distros de como administra os pacotes, ok.
Depois de instalado e seguir as telas de conclusão, basta fazer o login na sua conta da Steam e começar a usar ela. Uma dica extra para quem quiser tentar rodar os jogos que tem de Windows no Linux, habilitem o SteamPlay (conforme as imagens) e se precisar saber se o jogo roda ou não consulte o site ProtonDB, é muito bom!!!
Bom agora é só aproveitar a Steam instalada na sua distro Linux 😎. Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!