quinta-feira, outubro 10, 2024
News

Golpe pelo WhatsApp usa o sistema de Valores a Receber do Banco Central do Brasil em 2023

Toda vez que aparece algum novo serviço do Governo Federal visando melhorar a vida da população, envolvendo dinheiro e que de certa forma agiliza o recebimento da quantia devida do cidadão, é aí que os golpes aparacem aos montes na internet brasileira, principalmente golpes pelo WhatsApp, o mensageiro líder do mercado brasileiro.

O serviço em questão é o Valores a Receber (SVR) sendo um serviço do Banco Central do Brasil (BCB) na qual “mostra se você tem algum dinheiro a receber em bancos e em outras instituições.”, segundo o FAQ do próprio BCB. No momento as consultas estão SUSPENSAS ao Valores a Receber e sem previsão para retornar.

Site do Banco Central do Brasil, Valores a Receber

O GOLPE pelo WhatsApp em 2023

Pode parecer novo o golpe, mas essa mesma estratégia já foi utilizada no começo de 2022, onde os golpistas pediam, por mensagens chamativas, o nome completo e o CPF da pessoa em troca de uma consulta no sistema do Banco Central, além de utilizar outra ferramenta bem comum no dia a dia do brasileiro, o PIX. O golpe é através de um site falso do Registrato, outra ferramenta financeira oferecida pelo Banco Central do Brasil, que é um “Resumo da sua vida financeira” nos bancos.

Agora neste começo de ano de 2023 o golpe se repete, pois as notícias “caça click” sobre a liberação da consulta dos valores a receber voltaram a tona e com isso o golpe também, mas agora com um domínio diferente do usado anteriormente, provavelmente para não ser detectado pelos sistemas de proteção

Novo link do golpe via WhatsApp

O link usado no golpe através do WhatsApp é final ru , provavelmente hospedado em algum servidor ou Proxy na Rússia. Vale lembrar que os serviços do Governo Federal do Brasil é terminado em gov.br e sempre confiram se o site tem o cadeado 🔒 na URL do site.

Cadeado no site

Por isso sempre fiquem atentos quando receberem esse tipo de mensagens vindas via WhatsApp ou qualquer outro mensageiro, pois (reforçando novamente) os serviços governamentais NÃO entram em contato via WhatsApp, Telegram, E-mail, SMS, Ligações e etc para tratar desses assuntos.

UPDATE: Banco Central se manifesta nas Redes Sociais

Depois da repercussão, o Banco Central do Brasil soltou em suas redes sociais avisos em forma de artes explicando como não procede essas formas de contato, que mencionei logo acima.

Comunicado via Twitter

Comunicado via Facebook
Comunicado via Instagram

Espalhem o máximo que puderem essa matéria e alertem familiares e amigos sobre esse novo golpe na praça. Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Fontes: Blog Kaspersky e G1 Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *