O que fazer quando chegar no Telegram – 2021
Índice
Telegram tem sido o destino de muitas pessoas nos últimos dias depois das novas politicas de diretrizes do WhatsApp. Antes de mais mais nada sejam “Bem-Vindos” ao lado azul da força 😁😅. Ele faz o máximo de esforço possível em garantir a sua privacidade e segurança, tanto é que de tempos em tempos o aplicativo oferece quantias em dinheiro $$$ para quem descobrir vulnerabilidades no app.
Se você estiver utilizando alguma distro Linux e quer saber como instalar ele nela, fiz esse tutorial de como proceder, espero que goste 😁.
Breve historia do Telegram
O Telegram foi lançado de forma oficial em 14 de agosto de 2013 com a versão para iOS sendo suportado primeiro. Em outubro do mesmo ano (2013) a versão alfa para Android foi lançada depois de um concurso para devs do Android. Também foi documentada na sua totalidade as especificações do Protocolo MTProto e da API do Telegram e o código dos apps se tornaram open source (abertos).
As pessoas por trás do Telegram são os irmãos russos Pavel e Nikolai Durov. Como descrito no FAQ do app “Pavel apoia financeiramente e ideologicamente o Telegram, enquanto a contribuição de Nikolai é tecnológica. Para tornar o Telegram possível, Nikolai desenvolveu um protocolo de dados personalizado e exclusivo, que é aberto, seguro e otimizado para o trabalho com vários data centers.”. A cede hoje fica em Dubai, mas já esteve em Berlim, Londres e Singapura, alem da própria Rússia, local que saíram por causa das regulamentações sobre o setor de TI do país.
Hoje o Telegram tem 500 milhões de usuários registrados.
Se quiser saber mais sobre a linha do tempo do Telegram, veja essa postagem que eles fizeram em seu blog oficial.
Primeiro acesso no Telegram
Quando você acessa o Telegram pela primeira vez, depois que você instala ele tanto pelo Google Play Store quanto pela Apple Store, a tela que aparece é muito semelhante ao WhatsApp, onde terá que ser informado o numero de telefone que você deseja usar no mensageiro, mas antes disso terá uma sequência de imagens mostrando como o Telegram funciona de forma ressumida para você.
Ativando Verificação em Duas Etapas (2FA)
Depois de passar por essa etapa vamos ativar a verificação em duas etapas (2FA), para garantirmos que ninguém entre na sua conversa indevidamente. Recomendo ativar 2FA em todos os serviços que permitir o uso da tecnologia. Para isso você vai fazer o seguinte:
- Clique no Menu estilo “escadinha” ou “hambúrguer”
- Vá até a opção “Configurações”
- Depois vá até em “Privacidades e Segurança”
- Em seguida vá em “Verificação em Duas Etapas” e ai coloque uma senha de fácil memorização mas que não seja fácil para ser descoberta.
Configurando o nome de Usuário e o t.me
Uma das coisas que eu gosto mais no Telegram, é a possibilidade de você poder escolher um nome de usuário e utilizar ele para compartilhar com as pessoas, sem a necessidade de informar o seu número de telefone. A principio você não precisa configurar um mas se estiver buscando um pouco de privacidade, ele não fará mal 😅.
Para criar o seu nome de usuário você pode usar a-z, 0-9 e sublinhados (letras, números e underline) e ter pelo menos 5 caracteres. O Telegram não não diferenciam maiúsculas de minúsculas, mas armazenará suas preferências de capitalização (por exemplo, Telegram e TeleGram são o mesmo usuário).
A configuração se faz no seguinte caminho:
- Clique no Menu estilo “escadinha” ou “hambúrguer”
- Vá até a opção “Configurações”
Com isso vai aparecer a parte onde você configura o seu usuário e a sua Biografia (se quiser), alem de ver o seu número de telefone conforme na imagem abaixo.
Para colocar o seu usuário basta clicar no @ que abrirá outra pagina com as configurações.
Depois de ter feito isso você já terá um nome de usuário, podendo utilizar o @SeuNomeDeUsuario ou https://t.me/SeuNomeDeUsuario. Facilitando e muito a vida de quem precisa ter vários contatos no dia a dia e não gosta de ficar adicionando eles na sua agenda de telefone para chamar depois, basta informar o @ ou o t.me para isso, bem mais pratico né 😋.
Tenha o seu próprio armazenamento na nuvem
Creio que a grande maioria que está chegando do WhatsApp, já criou um grupo com somente você lá dentro ou envia mensagens para o seu próprio numero, para “salvar” os arquivos de texto, anotações, videos, musicas e afins para acessar depois. Bom, no Telegram não precisa de nada disso.
Aqui você tem um chat exclusivo para você salvar tudo que precisar, que é o “Mensagens Salvas”.
Essa opção deixa muito mais organizado o seu Telegram, permitindo assim que você localize de forma mais rápida essa “nuvem particular”. Ali você pode salvar (fazer upload ou subir) qualquer tipo de arquivo e no máximo de 2 GB e de forma ilimitada.
Canais e Grupos
Aqui tem outro ponto a favor do Telegram em relação ao WhatsApp. Começando pelos Canais, onde você pode divulgar para uma audiência ilimitada e podendo fazer o upload (subir) de qualquer tipo de arquivo, de forma ilimitada e de ate 2 GB.
Já os Grupos são limitados em 200 mil pessoas (isso mesmo 200 mil), podendo fazer o upload de arquivos de 2 GB como mencionado anteriormente. Fora que você pode criar enquetes, fixar (pinar) varias mensagens (até o momento sem limites), gerenciar o mesmo através dos bots (que voce cria dentro da plataforma Telegram ou usando de terceiros), fazer chat por voz e chamadas de Voz também. Em breve terá chamada de vídeo e compartilhamento de tela para grupos.
Acesse o Telegram de qualquer lugar
Como o Telegram é um mensageiro baseado em nuvem e a sua sincronização é contínua, você pode acessar ele de qualquer lugar e dispositivo (celular, tablet, notebook, pc) e assim não perder aquela conversa importante com alguém ou no grupo. Isso também te dá a liberdade de não precisar estar com o celular ligado e conectado na internet o tempo todo, como ocorre no WhatsApp por exemplo.
Isso dá possibilidade de por exemplo, você começa uma conversa no app do celular, passar pra versão web e depois finalizar no aplicativo para desktop, sem precisar ficar preso em um único dispositivo. Isso ajuda também quem precisa ter agilidade no atendimento e não pode ficar toda hora olhando o celular ou torcer para o aplicativo não se desconecte “do nada”.
Com tudo isso comentado, é possível mandar os arquivos de até 2 GB cada, podendo ser um doc, zip, mp3, jpg e etc, que pode ser para os seus contatos,grupos ou canais. Só para efeito de comparação, o WhatsApp só permite envio de arquivos de até 256 MB e somente alguns formatos de arquivo. Sobre os bots no WhatsApp, somente está liberado para algumas empresas cadastradas junto ao Facebook (empresa dona do WhatsApp).
Outras funcionalidade
Para não passar batido, tem algumas funcionalidade bem legais que você pode explora-las e ir aprendendo conforme vai usando o aplicativo, vou listar elas aqui mas você pode conferir nessa linha do tempo que o pessoal do Telegram montou e ir vendo com mais calma, são elas:
- Vídeo pode ser usado no Perfil, no lugar da foto;
- Filtros de buscas ;
- Admins Anônimos em Grupos ;
- Ouvir Áudios em 2x ;
- Criação de Playlists quando áudios forem enviados de uma vez ;
- Emojis e Stickers (Figurinhas) Animados ;
- Criação de Pastas para organizar os chats, grupos, canais e bots ;
- Utilizar dois ou mais números no mesmo app ;
- Melhor gerenciamento na privacidade (como quem vê você online, seu número e etc) ;
- Agendamento de Mensagens e Lembretes ;
- Envio de mensagens silenciosas ;
- Muito mais.
Se você ainda tiver algum dúvida de como funciona o Telegram, basta acessar o FAQ dele.
Com isso espero ter abordado as principais funcionalidades do Telegram e ajudado quem está chegando agora nele. Se o artigo foi útil para voce, repasse para aquele amigo (a), familiar ou colega de trabalho que está “perdidinho” no lado azul da força 😆.
Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!