sexta-feira, novembro 8, 2024
Tutoriais

Como instalar o Telegram no Linux em 2021

Telegram é um dos comunicadores que mais cresceu em 2020 e tudo indica que 2021 ele continuará crescendo e se consolidando no 2º lugar (com a marca de 400 milhões de usuários atualmente) perdendo somente para o líder do segmento, o WhatsApp (pertencente ao Facebook), além dos outros concorrentes como Signal, Skype, Google Meet, Google Duo, Facebook Messenger, Jitsi Meet, Viber e ICQ (sim ele ainda vive 😁😅) entre outros.

No artigo vamos mostrar como instalar o Telegram no Linux das três formas possíveis até o momento, assim abordando o máximo de distros possíveis.

Baixando o Telegram do site oficial

O download do Telegram no Linux é bem tranquilo e sem “mistérios”, basta que você entre no site e descer a tela até a sessão de download, com a seguinte parte com nome “Telegram for PC/Mac/Linux” e clicar nela.

Download Telegram

Depois que você clicar nesta opção, a distro que está sendo usada será detectada, assim, será direcionando para a opção correta do download. Como estamos falando do Linux, o site vai ser redirecionado para a opção de Linux.

Tela Download Telegram

A próxima etapa é você deve escolher o lugar onde salvar o arquivo que vamos baixar. No caso que irei mostrar, vou salvar o arquivo na pasta “Downloads” do Ubuntu, mas você pode escolher a pasta que achar melhor. É importante lembrar que você precisa ter permissão nesta pasta onde vai ser salvo o arquivo, portanto é bom usar as pastas do seu próprio usuário.

Tela Salvar Arquivo Telegram

Como Instalar o Telegram

Depois de ter baixado o Telegram e ter salvo o arquivo no lugar apropriado, vamos instalar no Linux. Como mencionei anteriormente, salvei na pasta Downloads pois nela tenho permissões de acesso e afins, facilitando para que possamos alterar a permissão no binário que de fazer o download e que está compactado em tar.xz.

Para extrair o binário do tar.xz baixado, basta clicar com o botão direito em cima do arquivo e clicar na opção “Extrair Aqui”, como na figura abaixo.

TelaParaSalvarOArquivo

Depois de clicar em “Extrair Aqui” será criada uma pasta nomeada como “tsetup.2.1.7” (isso pode variar conforme as versões são lançadas), que ate o momento é “telegram setup” vamos assim dizer, nunca se sabe né 🤷‍♂️, vai que muda para outra coisa 😆.

PastaExtraidaTelegramLinux

Quando entramos na pasta nos deparamos com uma subpasta, denominada “Telegram”. Ela podemos mover para nossa home ou simplesmente deixar onde tá mesmo, vai da sua escolha ✌😉.

Ao entrar na pasta, vamos ver dois binários do Telegram, um com nome “Telegram” e um outro com nome “Updater”.

BinarioDentroDaSubpstaTelegram

Agora vamos ver se o binário que baixamos do “Telegram” está com as permissões necessárias para ele possa ser executado de boas. Em uma grande parte do tempo o binário já vem com tais permissões configuradas (“setadas”) para que ele possa ser executado normalmente, mas é sempre bom dar aquela conferida né 😬. Nesta etapa você clica com o botão direito em cima do binário.

EntrandoEmPropriedadesDoBinarioTelegram
ConferindoPermissoesBinarioTelegram

Depois de fazer esses passos, basta dar o “famoso” dois clicks no binário e esperar a tela de configuração do Telegram abrir, onde você vai colocar com o seu número de telefone ou usar o QR CODE para “logar” e começar a usar o Telegram. Quando ele inciar, pode ser que ele apareça em inglês, mas você pode mudar para português do Brasil como mostrado na imagem abaixo.

TelaInicialDoTelegramLinux

Feito isso você já pode sair usando o Telegram no Linux normalmente ✌😁✌. Também será possível instalar o Telegram pelos repositórios da sua distro Linux, mas geralmente as versões que estão lá tendem a estar desatualizadas em relação ao site ou GitHub do Telegram.

Instalando Telegram nos formatos Snap e Flatpak

O Telegram tem mais duas formas de ser instalado no Linux, sendo nos formatos em Snap e Flatpak. O empacotamentos é feito pelo próprio pessoal do Telegram, assegurando assim ter as mesmas features encontradas no binário que mostramos logo acima. Se a sua distro Linux já tiver essas tecnologias já instaladas e habilitadas, basta você procurar por “telegram” nas lojas de aplicativos e mandar instalar.

Mas se a sua distro não tiver nada habilitado, basta você pode conferir o tutorial feito pelo pessoal do Snap e Flatpak e assim deixar a sua distro pronta para a instalação. Depois de fazer os procedimentos, você pode procurar e instalar diretamente pela loja de aplicativos (como mencionado logo acima), mas tem também a opção de instalar via terminal, que é bem simples. Os comandos são:

Snap

sudo snap install telegram-desktop

Flatpak

flatpak install flathub org.telegram.desktop

Depois de terminar a instalação, basta procurar pelo ícone do Telegram no menu da sua distro Linux e aproveitar o mensageiro azul e começar a conversar com amigos, familiares, pessoal da faculdade e o pessoal da empresa.

Muitos vão “argumentar” que não tem amigos, conhecidos, família e etc no Telegram, mas lembra da época em que o WhatsApp foi lançado e você os chamou para usar, porque não fazer o mesmo para o Telegram e mostrar às vantagens 🤔? É assim que se começa, não é mesmo 😬 😜?

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *