quinta-feira, outubro 10, 2024
TutoriaisDicas

Como instalar o GIMP no Linux de forma SIMPLES

Quando você chega no Linux uma das primeiras coisas que se procura é um editor de imagem, algo como o Photoshop da Adobe ou ele próprio, e por “birra” da empresa ainda não temos uma versão nativa dos seus produtos para o pinguim. Mas isso não quer dizer que não temos uma ferramenta poderosa para pequenas ou grande edições, aí que entra o GIMP (GNU Image Manipulation Program) para essa missão (vamos assim dizer).

Para se ter uma ideia todas as artes do blog e do canal são feitas através dele e não ficam devendo em nada, somente a falta da habilidade da pessoa que “vós escreve 😅”.

Instalação do GIMP

Para fazermos a instalação do GIMP temos várias possibilidades do Flatpak aos repositórios das distros, sendo que neste tutorial vamos utilizar a versão Flatpak, que mantida de forma “oficial” pelos desenvolvedores do projeto.

Preparando o sistema operacional – Habilitando o Flatpak

Antes de mais nada precisamos habilitar o flatpak na distro Linux, e como existem uma variedade muito grande e deixaria o artigo muito grande e cansativo, recomendo o acesso ao material oficial deles que ensina como habilitar em cada distro. Link do material.

Instalando o GIMP

Após habilitado o flatpak no Linux vamos para a instalação de fato. Em algumas distros Linux o GIMP já vem instalado, mas pode vir com versões antigas e assim sem os recursos mais novos lançados pelos desenvolvedores. Você pode desinstalar essa versão através da loja de app da distro e depois instalar a versão em flatpak.

Para instalar você pode utilizar os seguintes comandos no terminal (Ctrl+Alt+t), copiando e colando:

flatpak install https://flathub.org/repo/appstream/org.gimp.GIMP.flatpakref

ou

flatpak install flathub org.gimp.GIMP

Após ter rodado esse comando, só para garantir que todos os caminhos do GIMP sejam feitos no sistema, rode esse comando no terminal:

flatpak run org.gimp.GIMP

Feito isso pode fechar o programa e reiniciar o sistema para finalizar a instalação, para garantir que o ícone e demais funcionalidades funcione perfeitamente. O meu GIMP uso com o complente PhotoGIMP, feito pelo pessoal do Diolinux, que deixa o aplicativo mais próximo de quem curte ou tem facilidades em usar o layout do Photoshop. Para mais informações de instalação e de updates futuros, acessem o Github deles aqui.

GIMP com o PhotoGIMP

Mas diz aí se você já usou o GIMP em algum momento.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *