Apex Legends fica compatível com Steam Deck de forma oficial em 2022
O ano de 2022 promete ser bem agitado para quem pretende ser um “Gamer Linux” de fato, e a ajuda vem da Steam (Valve) com o seu “PC portátil” Steam Deck, e um primeiro gigante dos games no gênero “Hero Shooter e Battle Royale” acabou de chegar, Apex Legends.
Quando o Steam Deck foi anunciado muitos perguntavam como seriam a compatibilidade com os jogos de Battle Royale, pois os mesmos utilizavam de Anticheats que bloqueavam as ferramentas como o Proton e o Wine, essenciais para rodar os jogos de Windows no Linux.
Mas isso estava para mudar, pois, no final do ano passado (2021) os dois principais Anticheats do mercado, BattlEye e Easy Anti-Cheat anunciaram a sua compatibilidade com o Proton.
Com o lançamento e entrega do Steam Deck da Valve, os testes com os jogos começaram e aqueles que tinham o BattlEye ou Easy Anti-Cheat também entraram na “brincadeira” vamos assim dizer😅. Os relatos de quem comprou o Steam Deck de forma antecipada, começaram a pipocar e com eles gratas surpresas.
Entre um elogio da estabilidade e da beleza do sistema, eis que alguns rumores “brotam” no Twitter e no Reddit, falando que o Apex Legends estava funcionando com o Anticheat ativado. Para quem é das “antigas” do mundo Linux, logo imaginou que a diversão duraria pouco e que os usuários seriam “banidos” em breve. Mas dessa vez NÃO.
Quando eu vi o Jason Evangelho e o pessoal do GamingOnLinux “falando” que o Apex não estava banindo a galera, “corri” para baixar e testar o game. Se prepara, pois, são quase 80 GB para baixar e instalar a “criança” no seu computador. No meu caso o game ainda apresenta travamentos, mas para alguns, jogo roda fluído, normal.
Só faltava o “anuncio oficial” que o Apex Legends, um dos games mais jogados, estava aterrissando de vez no mundo do Pinguim. O primeiro indicativo é a página dele, no SteamDB e creio que em breve a Valve falará sobre também.
Com esse movimento creio que mais jogos virão para o Steam Deck/Linux, como o Dead by Daylight (que já tem rumores em que o jogo está funcionando e com o AntiCheat) entre outros que até então não funcionam oficialmente, e também os mais famosos como God of War (2018) e Elden Ring que já funcionam (ambos com o selo de Verified).
Espero que toda a biblioteca da Steam tenha o selo de Verified (Verificado ou Compatível) e que com o sucesso do Steam Deck e do Steam OS 3, as outras empresas façam o porte ou a compatibilização dos seus jogos e launchers para o ecossistema da Valve, pois com isso as outras distros Linux vão se beneficiar de uma forma ou de outra.
Mas diz aí o que você achou dessa notícia e o que espera do futuro “Gamer Linux”.
Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!