sexta-feira, novembro 8, 2024
Sem categoria

Epic Games anuncia compatibilidade do Easy Anti-Cheat para Linux em 2021

Parece que realmente o ano de 2021 está sendo um pouco “maluco” vamos assim dizer 😄, é o Faustão saindo da Globo, Messi se transferindo para outro clube, Cristiano Ronaldo voltando para o Manchester Unit e por aí vai 😅. E agora a Epic Games lança compatibilidade do seu Anti-Cheat para Linux.

Quem me acompanha a algum tempo no canal do YouTube, sabe que desde quando saiu o DXVK e posteriormente as implementações no Wine e o surgimento do Proton, falei sempre que seria questão de tempo (tinha chutado 5 anos, isso em 2017 hehe) para que jogos populares como Fortnite, Rainbow Six Siege e afins fossem compatíveis, só dependia de ajustar os Anticheats. Parece que o dia chegou.

Anuncio da Epic Games

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) no blog da empresa voltado para os devs e nele foi informado que agora o famoso Anticheat deles está recebendo o suporte para Linux (Wine, Proton e Steam Deck) e macOS.

Como já tinha comentando no meu vídeo do Steam Deck, era quase que improvável que a Epic Games não fazer a “compatibilização” do seu Anticheat para a nova plataforma da Steam, e assim perder usuários e mercado (ou dim dim $$).

No meio deste ano (junho/2021) foi liberado a versão do Easy Anti-Cheat de Windows para todos os devs de forma gratuita e hoje estendendo para Linux e Mac, dando a possibilidade de manter as “builds” dos games mais uniformes e completas nativamente.

Para facilitar e ajudar a vida dos devs quanto for enviar os seus jogos na “Plataforma PC”, a Epic ta entregando agora a última versão do SDK de desenvolvimento com a compatibilidade com o Wine e o Proton (quase que certeza o DXVK estar no meio 😅😅). Com isso bastando ativar essa compatibilidade na hora que for “exportar” o game.

Esse processo pode ser feito através de poucos cliques na plataforma Epic Online Services e assim disponibilizar o mais rápido possível essa opção.

Games que podem começar a funcionar no Easy Anti-Cheat

Agora começamos a nos perguntar quais jogos vai rodar com essa “liberação de porteira” no Easy Anti-Cheat, posso estar enganado, mas a lista vai ser bem grande e alguns jogos famosos e “hypados” estão nela, que são:

  • Fortnite (Lógico😁)
  • Apex Legends
  • Darwin Project (já funcionou no passado)
  • Dead By Daylight
  • Fall Guys
  • For Honor
  • Gears 5
  • Friday The 13th The Game (jogo do Jason)
  • Halo: The Master Chief Collection
  • Hunt: Showdown
  • Paladins
  • Realm Royale
  • Smite

Lembrando que esses são só alguns jogos que podem vir a funcionar, a lista completa está aqui, fora os jogos que usam o Battleye e tende a ter o mesmo “destino”. Ai a lista fica “gigantesca” 😂. E alguns títulos não mencionei, pois, já tem uma versão nativa para Linux.

Creio que agora o Linux em desktop possa ganhar um belo mercado e tendo “duas frentes” para isso. Uma é através do Steam Deck, que vem com a tática de “compre, abra e jogue” sem se preocupar em fazer ajustes. A outra frente é meio que consequência, pois para mim, a pessoa que já conhecia o Linux e agora vendo que o seu jogo favorito vai rodar no sistema, ela vai poder migrar “mais tranquila” para alguma distro que mais lhe agradar e não ter a preocupação se vai funcionar ou não. Agora restando “somente” apps como o Office, produtos da Adobe e o AutoCad para uma “migração em massa”.

Nós vemos no próximo post, forte abraço!

FONTE: Dev Epic Games

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *