Ubuntu 14.04 LTS e 16.04 LTS ganham suporte por 10 anos!
Duas das versões mais lembradas do Ubuntu, a 14.04 LTS ‘Trusty Tahr’ e 16.04 LTS ‘Xenial Xerus’, ganharam mais tempo de “vida” e assim entraram para o “hall” de produtos da Canonical com 10 anos de suporte.
O anúncio foi feito no dia 21 de setembro (terça-feira) em Londres-UK, no blog oficial do Ubuntu, avisando que essas duas versões do Ubuntu teriam os seus prazos de suporte estendido, atendendo assim alguns clientes corporativos ou pessoas que ainda necessitavam ficar nessas LTS’s. Os updates de seguranças e livepatches do kernel será feito através do Extended Security Maintenance (ESM) ou Manutenção de Segurança Estendida.
No comunicado o Product Manager (Gerente de Produtos) da Canonical, Nikos Mavrogiannopoulos, deu a seguinte declaração:
“With the prolonged lifecycle of Ubuntu 14.04 and 16.04 LTS, we’re entering a new page in our commitment to enabling enterprise environments“
“Com o ciclo de vida prolongado do Ubuntu 14.04 e 16.04 LTS, estamos entrando numa nova página em nosso compromisso de viabilizar ambientes empresariais”
E complemento dizendo:
“Each industry sector has its own deployment lifecycle and adopts technology at a different pace. We are bringing an operating system lifecycle that lets organisations manage their infrastructure on their terms.”
“Cada setor industrial tem seu próprio ciclo de vida para implantação e adoção da tecnologia em um ritmo diferente. Estamos trazendo um ciclo de vida para o sistema operacional que permite as organizações gerenciarem a sua infra-estrutura de acordo com seus termos”.
Com essas mudanças o Ubuntu 14.04 LTS ‘Trusty Tahr’ terá o seu “ciclo de vida” (End of life) encerrado em abril de 2024 e o Ubuntu 16.04 LTS ‘Xenial Xerus’ será em abril de 2026, como podemos ver na tabela abaixo que inclui o End of life das versões 18.04 e 20.04.
Como obter o suporte estendo para o Ubuntu 14.04 e 16.04.
Como mencionado no começo da matéria essas versões do Ubuntu são utilizadas por um grupo muito pequeno, empresas ou pessoas comuns, que por algum motivo ainda precise manter essas versões “lagadas”, indo de aplicativos a hardwares muito antigos que não suportam as versões 18.04 ou 20.04, se o seu caso não for esse é melhor usar as LTS’s mais recentes.
Se mesmo assim você precisar usar alguma dessas LTS’s, basta criar uma conta no site do Ubuntu de forma gratuita e ter direito a registrar até três (3) maquinas de forma gratuita no Ubuntu Advantage ou até cinquenta (50) se for membro da comunidade Ubuntu.
Já para o meio empresarial, o suporte terá que ser através dos planos anuais oferecidos pela Canonical, que pode ser conferido no final desta página.
Para conferir o comunicado completo, você pode acessar aqui.
Nós vemos no próximo post, forte abraço!
Pingback: Adeus Ubuntu 18.04 LTS: O fim de uma era para usuários de Linux