quinta-feira, outubro 10, 2024
AplicativosNews

Microsoft Edge recebe finalmente sua versão para Linux em 2020

Depois de esperar quase 2 anos no anuncio da nova versão do navegador, finalmente o Microsoft Edge está lançando de forma oficial, a sua versão para Linux. Ainda ele está na fase “Dev preview channel” (uma fase antes do beta), estando aí para ser testado e usado.

Quando foi noticiado no final de 2018 em que a Microsoft estava mudando a base do seu navegador e que agora usaria o Chromium , muitas teorias “malucas” foram formuladas, muitos “torceram o nariz, cabeças ou rangeu os dentes” (ainda alguns fazem), mas o Microsoft Edge finalmente viria para Linux.

No final do ano passado (2019), mais indícios que o Microsoft Edge finalmente viria esse ano (2020) para Linux em algum momento, mas sem uma data definida pelo time de desenvolvimento, mas pra ficarmos “espertos” pois seria muito em breve, segundo os eles.

Eis que o tão aguardado dia chegou e tivemos o Microsoft Edge nativo para Linux. A chegada rendeu postagens nos perfis oficiais da empresa e uma postagem dedicada no blog também. No comunicado, eles destacam o seguinte:

O que esperar do preview
Com o lançamento do nosso preview release, o objetivo é fornecer uma experiência significativa para desenvolvedores que desejam construir e testar seus sites e aplicativos no Linux. Os recursos da plataforma para Web e das ferramentas do desenvolvedor, incluindo os principais procedimentos de core rendering, extensões, DevTools do navegador e recursos de automação para teste, geralmente devem se comportar de maneira consistente com em outras plataformas como macOS e Windows.
Alguns recursos e serviços para o usuário final podem ainda não estar totalmente ativados. Em particular, nossa versão inicial oferece suporte apenas a contas locais e não oferece suporte de login no Microsoft Edge por meio de uma conta da Microsoft ou conta AAD, ou recursos que exigem o login (como a sincronização de suas configurações, favoritos, etc.). Esses recursos estarão disponíveis em uma preview futura.

Instalando o Microsoft Edge Dev no Linux

Para instalar o Microsoft Edge, temos algumas formas de fazer isso. A primeira que posso mencionar, é a mais fácil e prática de se fazer, que é baixar os pacotes nos formatos .deb ou .rpm através deste link, e assim proceder como se fosse uma instalação no Windows, mas ao invés do “Next, Next, Finish” seria o “Senha, Next, Finish”. Ou você pode adicionar os repositórios do Microsoft Edge via terminal, que no momento está disponível apenas para Debian/Ubuntu, Fedora e openSUSE.

Instalando no Ubuntu/Debian

Primeiro vamos adicionar os repositórios no sistema, lembrando para usar um comando por vez.

curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | gpg --dearmor > microsoft.gpg
sudo install -o root -g root -m 644 microsoft.gpg /etc/apt/trusted.gpg.d/
sudo sh -c 'echo “deb [arch=amd64] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main” > /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list’
sudo rm microsoft.gpg

Feito isso, vamos instalar de fato, com o comando:

sudo apt update && sudo apt install microsoft-edge-dev -y

Instalando no Fedora

Primeiro vamos adicionar os repositórios no sistema:

sudo rpm --import https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc
sudo mv /etc/yum.repos.d/packages.microsoft.com_yumrepos_edge.repo /etc/yum.repos.d/microsoft-edge-dev.repo

Depois instalando de fato, com o comando:

sudo dnf install microsoft-edge-dev

Instalando no openSUSE

Primeiro vamos adicionar os repositórios no sistema:

sudo rpm --import https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc
sudo zypper ar https://packages.microsoft.com/yumrepos/edge microsoft-edge-dev

Instalando no sistema com o comando:

sudo zypper refresh
sudo zypper install microsoft-edge-dev

Depois de realizar esses procedimentos, ai basta você acessar o menu da sua distro e procurar pelo ícone do Microsoft Edge Dev e começar a nele e se quiser, dar os devidos Reports para os devs.

Para maiores informações, você pode consultar o anuncio oficial aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *